Depois de tanto pular e se divertir atrás do trio, voltamos com tudo e com muita vontade de aprender.
Em breve, aqui, todas as fotos do nosso primeiro dia de aula e do baile de carnaval estarão disponíveis.
Não esqueçam que já começamos a utilização do nosso módulo de atividades e que todas as tarefas deverão ser feitas e entregues na data combinada pelo professor, que sempre ficará escrito no diário do dia.
A atividade de Língua Portuguesa, página 10 é para ser apresentada no dia 1º de março, quinta-feira, fiquem ligados! Quem não faz as tarefas não terá a nota máxima qualitativa.
Começamos nossas atividades com à homenagem a nossa pátria, o Brasil. Como já é de costume no colégio Yolanda Rocha, todas as segundas-feiras, hasteamos a bandeira e cantamos o hino nacional com toda os alunos da escola, ao lado dos professores, a nossa coordenadora, Edmênia e a diretora Yolanda Rocha, que sempre nos traz uma bela mensagem.
Em sala de aula começamos a utilizar o módulo 1.
Língua Portuguesa: Nós vimos que existem textos que não necessitam de palavras para que possam fazer sentido, que a base desses textos são as imagens e as palavras apenas complementam. Esse tipo de texto é chamado de TEXTO NÃO-VERBAL, como as histórias em quadrinhos, propagandas impressas, imagens ilustrativas. Já quando o texto PRECISA de palavras e frases para que possam ter sentido são chamados de TEXTO VERBAL, como os livros, jornais, revistas, resumos de livros, romances, histórias de aventura e etc...
Observamos também que quando queremos CHAMAR a atenção de algo ou alguém, DESTACAMOS essas palavras com um tom mais forte e com letras maiores, como foi o caso das palavras acima.
Você lembra o nome dessas "palavrinhas"? Se respondeu ONOMATOPEIAS, acertou. Onomatopeias são os sons, ruídos, gritos, cantos de animais, etc... Esses sons representados no papel.
Au, au: cachorro
Miauuuu: gato
Trimmm, trimmmm: telefone
Toc! Toc!: batendo na porta
E assim terminamos com a matéria de Língua Portuguesa.
Ciências: O que é o PANTANAL? Começamos com essa pergunta, que a maioria da turma não soube responder. Mas com o passar da explicação do professor as respostas foram chegando. Pantanal é uma forma de ambiente presente em solo brasileiro, principalmente na região Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul). Com áreas bastante alagadas e com uma grande diversidade de animais e plantas, como o jacaré, pássaros, cobras, capivaras, ipês e aroeiras. O pantanal é um dos mais belos ecossistemas do mundo. Curioso para ver o PANTANAL? Então mate a curiosidade com algumas fotos.
Iaí? Gostaram do PANTANAL? Muito bonito hein... Na aula de QUINTA-FEIRA voltaremos a falar sobre esse belíssimo ambiente.
Matemática: Como surgiram os números? Será possível uma vida normal sem a presença deles? Vimos que não. Os números foram inventados a milhares de anos, a partir da necessidade da contagem. Vocês lembram da história do pastor de ovelhas e a sua cansativa vida de contar seu rebanho? Tudo começou ali.
Os EGÍPCIOS desenvolveram essa ideia e inventaram o seu próprio sistema de numeração, que por muitos anos foram utilizados por diversos povos. Você lembra?
Em sala de aula aprendemos do 1 até o 999, mas existem outras formas de representá-los a partir do 1000. Vejamos:
Será que você é capaz de transformar os seguintes números egípcios em indo-arábicos (o nosso sistema)? Se é capaz de transformar, não perca tempo e comece já. Não esqueça de colocar as respostas no espaço dedicado aos comentários, que ficará LOGO EMBAIXO dessa mensagem do dia, clique em cima de "COMENTÁRIOS"
Desafio matemático:
:
::
:
E foi isso. Nosso dia de aula foi bastante produtivo.
Espero que tenham gostado, porque eu gostei muito.
Não esqueçam de deixar seus comentários.
Até a próxima. Um grande abraço do seu professor.
Filipe
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir